quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Desabafo: A democracia brasileira de luto!

Triste fim o da democracia brasileira, que orgulho se pode esperar de um país que permite aos seus senadores e deputados seus mandos e desmandos? Ontem arquivaram 04 das 05 representações contra José Sarney, quem decidiu pelo arquivamento foi o Conselho de Ética do Senado, e pelo que ouvi dizer pautaram-se no próprio direito para tanto. Estamos falando de empreguismo, nepotismo, corrupção, roubo de toda a riqueza brasileira que sai dos bolsos para cofres públicos para jamais retornar em serviço público.
Eu, como estudante, brasileira, cidadã digo e afirmo, sinto vergonha às vezes de estudar o direito porque ele pode ser usado para tanto bem como para tanto mal, usa-se o direito para lograr os leigos, usa-se do direito para justificar abusos, usa-se da eleição para conquistar o voto, das promessas políticas para enganar os eleitores, usa-se do povo brasileiro a todo momento. E ainda usam de propagandas para incentivo do orgulho de ser brasileiro? Antes de afirmar ser brasileiro e não desistir jamais pensemos no que fazemos por nós mesmos. Todos os dias acordando, lutando, pagando impostos altos e não nos manifestando ao ver que todo o custo do mês vai para buracos negros sem jamais voltar. A coisa é tão preta que a ausência de serviços públicos decentes não permite estudo e cultura mínima, formando uma roda viciada de povo aculturado, sem chances dentro de um mercado cada vez mais exigente, vive mal e descamba para violência,assaltos e roubos. É uma falência social silenciosa e de grandes proporções.
Poucos fenômenos históricos mostram a luta do povo para sair dos desmandos dos poderosos e muitas da vezes mesmo essas revoluções são ditadas por interesses no poder. Por isso estudar, pensar e refletir são as únicas formas de se libertar de apenas digerir informações que lhe são entregues. Não se formou um povo alienado em pouco tempo, o fenômeno é antigo e data de anos atrás, desde que se importou em falir o sistema de ensino público, desde que se usou de poder para orientar as escolhas do Poder Público. Mas não se negue que a um ponto a situação vai chegar que o povo brasileiro sentirá o cansaço e o desgosto, a atual política brasileira mostrou-se falha e falha permanecerá, dando espaço a um Estado paralelo que se movimenta na clandestinidade e quem seja honesto e trabalhador, nós estaremos em meio a essa luta de poder até decidirmos usar do voto com consciência e relembrar a cada eleição os rostos que inocentam e arquivam os políticos que roubam todos os direitos sociais.
Que orgulho posso eu ter, como brasileira de ver as Casas que representam o país chafurdarem em justificativas para seus próprios interesses? A democracia era para ser o orgulho de um país que tanto lutou por ela e os 03 Poderes deveriam ser o símbolo da igualdade,fraternidade e libedade buscadas desde a Revolução Francesa, mas infelizmente episódios como o de impedir a investigação de um Senador acusado de não 01 mas 09 casos, sendo 05 representações e 04 denúncias, impedir que se analise de perto as acusações, é afirmar de modo tácito que está muito longe a democracia de existir, ainda impera no Brasil de hoje o coronelismo e a quem não puder pensar, a quem não puder agir, a quem se entrega afirmando que "se são todos iguais votarei nele mesmo", a quem não manifesta repúdio em seu coração por estar cansado demais, alienado demais, veja bem, seus impostos estão pagos todos os anos, um tanto pode ser culpa do ladrão mas outro tanto é culpa da vítima. Pensemos melhor em nossos votos daqui para frente, relembremos de quem são os parlamentares núcleo dos escandâlos, não nos deixemos acostumar, alienar.
O povo que colocou o Collor para fora da Presidência com seus rostos pintados é ainda parte do povo brasileiro. A próxima eleição é em 2010 e novamente teremos oportunidade de fazer falar nossas vontades, não nos esqueçamos!
Hoje a democracia brasileira e toda a política desse país está de luto! Que não seja em vão!

2 comentários:

Franciele disse...

Amiga, realmente é vergonhoso ser Brasileirooo!!

Temos q fazer algo para mudar isso!!

Bjss

vintagepri disse...

Oi Flor, seu blog da até mais ânimo pra gente que quer ser bela e ás vezes não está nos melhores dias. Visitando pela primeira vez e já amei. bjinhos flor!